• +55 (41) 3373-1869
  • secretaria@ursulabenincasa.com.br

História

História

História da Congregação das Irmãs Teatinas da Imaculada Conceição
Legenda: Imagem de Úrsula Benincasa, fundadora das Irmãs Teatinas
Carisma e Espiritualidade de Madre Úrsula, Fundadora das Irmãs Teatinas.

Madre Úrsula Benincasa nasceu em Nápoles, na Itália, no dia 21 de outubro de 1550 e faleceu na sua cidade Natal, aos 20 de outubro de 1618. Deixou uma história de vida inteiramente dedicada à vontade do Senhor, durante a qual, passou por grandes desafios e dificuldades.

Antes de morrer, confiou a sua obra e as suas regras aos Padres Teatinos, que se encarregaram da direção e do governo da Congregação por ela fundada. Esse é o motivo pelo qual as Irmãs passaram a se chamar Teatinas.

Durante a sua vida, Madre Úrsula procurou a mais completa identificação possível com o Cristo crucificado, fazendo da Eucaristia o centro da sua vida interior.

Seu ideal era a glória de Deus e a Salvação das almas e desejava que as suas filhas pudessem viver “SEM OUTRA REGRA ALÉM DO AMOR”.

Diante dos inúmeros pedidos para ingressar na Congregação como educandas, Madre Úrsula, guiada pelo Espírito Santo, abre as suas portas a fim a acolher as jovens interessadas em seguir seu exemplo virtuoso.

Assim nasceu a “Congregação das Irmãs Teatinas da Imaculada Conceição”, que com o tempo foi se estendendo para outros países.